Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa
Viagem pela Europa

[ Ver índice do blog ]

 

Terça, 15 de Abril de 2014 - 16h50min

[image]
Como todos sabem, escrever sobre viagens de moto é algo que me atrai. Entretanto, publicar um 4º livro sobre as minhas está fora de cogitação. Mesmo assim estou sempre a procura de temas relacionados ao assunto.

Um desses que julgo importante e que certamente valeria a pena pesquisar e publicar, seria uma sinopse sobre motoviajantes brasileiros a partir dos anos 60, pioneiros que inspiraram futuras gerações com suas verdadeiras aventuras, numa época em que poucos se arriscavam a isso, devido recursos reduzidos em todos os aspectos, inclusive em relação às motos.

Deduzo ser fácil pesquisar e escrever sobre o assunto, considerando estar nesse meio há tempo razoável, bem como se relacionar com um grande número de viajantes dignos de fazer parte desse rol.

A dificuldade (pra não dizer frustração) é aquilo que já se sabe: o baixo interesse do brasileiro pela leitura, evidentemente também no meio motociclístico, fazendo com que editoras não invistam nesse segmento. A grande maioria dos motociclistas viajantes escritores, onde me incluo, bancam suas próprias publicações, algo realmente dispendioso.

Apesar das facilidades atuais de comunicação, a tendência é se perder parte dessa história, afinal hoje tudo se publica na Internet, tenha ou não critério e qualidade, mas muito dessa memória sobre o motociclismo de viagem cai no esquecimento.

Basta fazermos o seguinte questionamento para que tenhamos uma vaga ideia a respeito do tema: Quem já leu, conheceu ou conhece pessoas relacionadas a grandes viagens de moto pelo Brasil nos anos 60 ou 70 ?

O tempo passa, a memória se perde.........mas a vida continua !

[ 3 mensagens ] [ Link Permantente ]

Sexta, 11 de Abril de 2014 - 11h32min

VIAJAR: QUANDO SOBRA OU FALTA TEMPO

[image]
A questão do tempo é mesmo paradoxal !

Quando sobra, exatamente por isso, a tendência é se acomodar e até postergar uma viagem, afinal, tempo é o que não falta.

Na segunda hipótese, ou seja, quando falta, a vontade de viajar aumenta. O lado bom é que se valoriza ainda mais o tempo disponível.

Após 1,5 anos na “vida mansa” e alguns projetos de viagem realizados, retornei ao trabalho. Férias, na melhor das hipóteses, só no próximo ano. Não vai ser fácil, mas esperar é preciso !

Viajar pelo Google Earth não é o mesmo que viajar sobre uma moto !

Então....que venha 2015 !

[ 3 mensagens ] [ Link Permantente ]

Terça, 01 de Abril de 2014 - 19h12min

O QUE NOS INDUZEM E O QUE QUEREMOS VER

[image]
Seja moto ou carro, em viagem somos induzidos a ver o que todos veem e nem sempre aquilo que vem ao encontro das nossas pretensões.

Exatamente por isso tenho restrições acerca de viagens através dos denominados “pacotes turísticos”.

Exemplificando os EUA (poderia ser qualquer País), a maioria é induzida a visitar: Em NY o Empire State, Miami, Las Vegas, Disneylândia, Orlando e, especialmente motociclistas, viajar pelo que restou da Rota 66. Claro que existem outras atrações interessantes naquele País, nem sempre procuradas, valorizadas ou visitadas, devido ao “merchandising” sobre algumas, como essas citadas.

Apesar do exemplo citado, já empreendi 6 viagens de moto à Europa, mas confesso que até hoje não me senti motivado a conhecer os EUA, talvez por algum preconceito infundado, talvez pelas dificuldades impostas aos turistas, como exigência de visto, mas se um dia mudar de ideia, minhas prioridades seriam outras, inclusive no que se refere a Rota 66. E vejam que sou da geração que leu “On The Road”, de Jack Kerouac, assistiu Easy Rider várias vezes e ouviu os Stones interpretando Route 66 - https://www.youtube.com/watch?v=4CgZnUXqvi8 !

Certamente priorizaria atrações como o Grand Canyon, a Golden Gate , em San Francisco, o Deserto de Mojave, o Parque de Yellowstone, o Monument Valley, a cidade de Lubbock, no Texas (cidade de Buddy Holly, que inspirou até os Beatles), o vale do Rio Mississipi (para, quem sabe, ouvir um blues numa rua qualquer de uma pequena cidade do interior) e até visitar um estúdio de gravação em Nashville, onde verdadeiras lendas da música gravaram.

Certamente nem todos concordam comigo, mas penso assim !

[ 6 mensagens ] [ Link Permantente ]

Domingo, 23 de Fevereiro de 2014 - 20h34min

[image]
Cada vez mais valorizo os resultados da primeira longa viagem de moto, apesar do termo "longo" ser subjetivo. Na verdade, a primeira viagem que consideramos importante, seria a expressão correta.

Esse é um tema recorrente neste Blog, porém, cada vez mais me disponho a dar meu ponto de vista, sugestões e dicas àqueles que iniciam. Sempre dei atenção ao assunto e tenho o testemunho de que isso foi importante para muitos companheiros.

E lá se foram 16 anos dessa primeira viagem com características de "importante":
Relato: http://www.ciceropaes.com.br/viagem_america_do_sul.html
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=l1tpYOW8G1g

Àquela ocasião, sentia-me todo poderoso numa Vulcan 750, numa viagem em companhia do amigo João Henrique (numa Suzuki Marauder), quando partimos de Florianópolis até a Região dos Lagos, no Chile. Somente após algum tempo vim a perceber que o estilo "custom" pouco se adequava às minhas pretensões.

Os tempos eram outros. Após a viagem demos entrevista à mídia local e nos motivamos (como não poderia ser de outra forma) para viagens subsequentes, evidentemente cada qual o fazendo da forma que melhor convinha.

Bons tempos !

[ 5 mensagens ] [ Link Permantente ]

Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 - 17h31min

UMA PAUSA NAS VIAGENS

[image]
Entre Set/2012 e Dez/13 realmente "saí do lugar comum", empreendendo 3 grandes viagens + uma grande caminhada.
http://www.ciceropaes.com.br/viagem.html

No entanto, a partir de 2014 retornei a vida laboral e, claro, grandes viagens somente nas próximas férias, ou seja, após 12 meses....infelizmente !

Menos mal que trabalho a 200 kms de casa. Assim, entre idas e vindas, semanalmente faço 400 kms, o que é bom pra não enferrujar.

Adelante !

[ 1 comentário ] [ Link Permantente ]

«1 3 4 5 6 7 8 9 » XML

[ Ver índice do blog ] [ Login ]